Turismo é discutido em Fórum realizado no auditório da Prefeitura

A convite do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Município de Cascavel, o empresário Guilherme Paulus, fundador da CVC, maior operadora de turismo do Brasil, e da GJP Hotels & Resorts, uma das maiores redes hoteleiras nacionais, participou na noite de ontem (4) do 3º Fórum sobre Rotas Turísticas como Estratégias de Desenvolvimento Territorial realizado no auditório da Prefeitura.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, João Alberto Soares de Andrade representou o prefeito Leonaldo Paranhos e destacou a importância do evento no que tange ao  crescimento do setor turístico  na cidade. "Cascavel tem sido, na área do turismo, relegada a um segundo plano e quando você traz um evento desse para discutir turismo a longo prazo, a partir do Conselho de Desenvolvimento, e traz para a mesa da sociedade, junto com o poder público, o tema turismo, você começa a dar uma dimensão maior ao assunto. Nós temos aqui o Turismo de Eventos que é o nosso carro-chefe, agronegócio, Show Rural, feiras  de pequeno porte. Somos uma cidade-polo e não tiramos partido disso. Então, esse Fórum organizado pela sociedade civil, com nomes importantes do cenário nacional vem para debater o tema "turismo" e trazer para a cidade, essa discussão, inserindo-o no  dia-a-dia do poder público, das entidades, comércio e prestadores de serviços, e assim, damos um passo importante na consolidação do trabalho que vem sendo feito pela gestão do prefeito Paranhos, dando continuidade às ações que nós já começamos, haja visto nossa intenção em adquirir um espaço para o Centro de Eventos, que não se concretizou".

O encontro foi organizado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Cascavel, formado por 64 entidades civis, como sindicatos, associações da cidade, oriundo do "Cascavel 2030", que foi um projeto financiado pela Federação das Indústrias, para Cascavel e que foi entregue para a sociedade civil fazer a consolidação. Em consequência disso, o G-8, que são as oito principais entidades de Cascavel, fazem a gestão e criaram o Conselho de Desenvolvimento Econômico, como uma entidade que tem autonomia e função pensar a cidade a longo prazo.

3º Fórum sobre rotas turísticas como desenvolvimento territorial

O evento reuniu especialistas na área de turismo entre eles Andreia Roque, que ministrou palestra com o tema:" Rotas turísticas rurais"; Jaime Nascimento, que falou sobre: "Cascavel como polo regional do agroturismo" e Guilherme Paulus, que abriu o evento falando sobre o "turismo como estratégia de fato de desenvolvimento econômico". A intenção foi potencializar os recursos que Cascavel oferece para atrair visitantes e investimentos.

Edson Vasconcelos, presidente da Acic (Associação Comercial Industrial de Cascavel) e do Conselho de Desenvolvimento, explicou que este 3º Fórum do Conselho de Desenvolvimento tem a função de construir oportunidades. "Parte do nosso trabalho é também ter a percepção das oportunidades que estão aqui (município) aquelas que são da nossa cadeia natural e aquelas que são da nossa cadeia propulsiva, então o agronegócio é uma delas com certeza, mas o turismo também é uma cadeia de oportunidades. "Ele concluiu dizendo "nós temos também, a obrigação de sermos propulsores de oportunidades. Nós temos que ter em um momento de crise, a condição de gerar não apenas a busca de fomento, mas a busca de capacitação e de oportunidades. O 3º Fórum, é mais uma percepção disso para criar uma câmara de turismos dentro do Conselho de Desenvolvimentoque será a 9ª Câmara, Turismo como fonte de desenvolvimento local e regional".

Categoria:Geral

Deixe seu Comentário