Inaugurada reformas da UBS do Aclimação


Clique para ver todas as Imagens

"Eu estive pensando que somos uma comunidade de sorte: já temos aqui uma equipe muito boa, que atende muito bem e, agora, o posto ficou melhor ainda, com esta reforma". Nas palavras do aposentado Ciro Arpini, de 81 anos - que foi até a UBS Aclimação nesta manhã (7) para o atendimento periódico - é possível entender o significado das melhorias realizadas pela prefeitura na unidade de saúde, oficialmente entregues hoje aos moradores, em clima de comemoração de 67 anos da cidade. Seo Arpini fez questão de acompanhar a cerimônia e simbolizou toda a comunidade no ato que marcou a entrega da obra que contemplou melhorias significativas tanto para os pacientes como para a equipe que atua na UBS.

Ele conversou com o prefeito e contou o quanto está contente com os cuidados que o bairro vem recebendo, assim como a cidade como um todo. "Temos um prefeito querido e preocupado com a gente. Eu já sabia que ele seria um prefeito bom só pelo jeito dele, desde que o vi pela primeira vez, e sei que continuará fazendo um bom trabalho", emendou o aposentado.

"Assim como o seo Arpini, que está muito contente com o atendimento, encontrei uma senhora que reclamou por não ter mais consulta hoje. São 6,5 mil pessoas que recebem mensalmente algum tipo de atendimento só nesta unidade; são seis médicos aqui, junto com toda a equipe; mas acho que pouca gente entende o tamanho da importância de ações como essas e de uma reforma. Mas não é só isso", disse o prefeito, lembrando os investimentos em veículos; o fato de sermos referência em saúde bucal no Paraná e no Brasil; referência em ampliação do Programa Saúde da Família e na atenção básica, entre outros índices que elevaram a qualidade da saúde em Cascavel.

"Saúde não é finita, porque quanto mais se faz, mais cresce a demanda. Mas a gente sonha alto e faz menos do que gostaria, contudo, saúde é uma labuta diária, de todo dia, de todos os meses e anos, de todos os mandatos, mas a gente precisa ter sensibilidade, fazer a nossa parte e combater a corrupção e o desperdício, usando este dinheiro para fazer justiça social com a população e com os servidores", completou Paranhos.

Mudanças que trazem mais qualidade

A UBS Aclimação passou por uma reforma ampla, com adaptações na acessibilidade e na cobertura; teve as luminárias substituídas, assim como as aberturas (portas e janelas), pintura nova e o paver do estacionamento substituído. Obra que necessitou de um período de fechamento e a transferência do atendimento para o salão comunitário do bairro até que tudo ficasse como o planejado. As melhorias demandaram um montante de R$ 131.201,47, com recursos do Estado por meio do Programa de Qualificação Primária - APSUS e mais um investimento de R$ 71.590,98 em mobiliário e equipamentos.

"As salas agora estão muito mais arejadas, os ambientes bem mais iluminados e organizados, tudo isso somado a um atendimento muito bom desta nossa equipe. A comunidade está muito contente. Acompanhamos de perto a obra e foi tudo muito bem conduzido", avaliou a presidente da Associação de Moradores do Aclimação, Neide Oviedo Wilhelm.

De acordo com o secretário de Saúde, Rubens Griep, a UBS foi construída em 2006 e já passou por quatro reformas. "Eu mesmo acompanhei o projeto de construção de perto e sinto uma alegria imensa de poder voltar e acompanhar esta importante revitalização, que é necessária para manter a estrutura em condições dignas de atendimento. Mas temos edificações que estão há 18 anos sem nenhuma manutenção, e isso dificulta o trabalho das equipes e o conforto dos pacientes. Aos poucos queremos deixar todas em dignas condições de receber a população".

Mudança de mentalidade

Para o vereador Roberto Parra, que representou os demais vereadores no pronunciamento, "as obras em andamento estão comprovando que o Município está não apenas preocupado em investir os recursos da saúde, mas em garantir qualidade nas obras. Ele parabenizou toda a equipe de trabalho e disse que agora Cascavel ainda precisa avançar na cultura e na mudança de mentalidade.

"Nem mesmo na rede particular ou por convênios há consulta na hora que a pessoa deseja. Há uma certa espera. As pessoas precisam mudar a mentalidade, investir também na mudança de hábitos e em atitudes preventivas, como a prática de atividades físicas e numa alimentação saudável, que isso também interfere na saúde".

(Secom)

Categoria:Geral

Deixe seu Comentário